Prefeito e vereadores solicitam reforço para segurança pública de Maruim

(Foto: Ascom/Prefeitura de Maruim)_
Diante do elevado número de assaltos que tem ocorrido no município de Maruim, o prefeito, vereadores, secretários e representantes da Polícia Militar reuniram-se nesta terça-feira, 18, na sede da Prefeitura de Maruim para buscar soluções para o enfrentamento da violência. Participaram da reunião o prefeito de Maruim, Jeferson Santana; os vereadores Maria Angélica, Arlinda Vieira, Professor Souza, Clóvis Menezes e Jackson Andrade; os secretários municipais Pedro Henrique (Administração), José Souza (Saúde) e Diego Cardoso (Agricultura); o chefe da Guarda Municipal, Valfrides Viana; o comandante da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar, capitão Jorge Cirilo, e o Tenente Gilvan Rocha.
Na oportunidade, foram explanadas as dificuldades encontradas no município pelos policiais e pelo Poder Público. “Apesar de não ser a finalidade da Guarda Municipal, a corporação tem contribuído no apoio à Polícia Militar”, destacou o prefeito Jeferson Santana. “É preciso que a população seja atendida quando buscar atendimento na delegacia. A população precisa estar amparada. Já solicitamos audiência com o secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy, para que possa ser aumentado o efetivo do município”, acrescentou o prefeito de Maruim.
Segundo o capitão Jorge Cirilo, existe uma defasagem no número de efetivo policial que está equiparada ao número de policiais que existiam na década de 70. Temos buscado atuar de forma preventiva, mas é preciso que a população também contribua. “Através de grupos de WhatsApp, em rede social, é possível monitorar o que ocorre nas cidades”, afirmou o capitão Jorge Cirilo. Outra medida adotada nos municípios, segundo o capitão, tem sido a atuação em conjunto com as guardas municipais.
O vereador Jackson Andrade indagou o capitão no tocante a falta de combustível, que segundo o edil, é a justificativa utilizada para o carro ficar parado durante as madrugadas ou quando é solicitado para atender um chamado. Segundo o capitão, não procede a justificativa de falta de combustível, pois o que é repassado é suficiente. A vereadora Maria Angélica, cobrou que a viatura faça rondas diárias e que não fique estacionada em um local. “Maruim tem muitas saídas, o que favorece o escoamento dos criminosos”, ressaltou a vereadora.
Algumas soluções foram apresentadas como a implantação da “operação mosaico”, que deslocará veículos de cidades vizinhas para o município em algumas ocasiões; implantação do sistema de comunicação e monitoramento das vias públicas; além do aumento de abordagens e da realização de blitz no município. Ficou definido, também, que será elaborado um estudo de viabilidade para aquisição de dois veículos para a Guarda Municipal.
Na próxima terça-feira, 25, às 9h, no prédio da Câmara Municipal de Vereadores será realizada uma sessão especial para serem debatidas outras propostas para a Segurança Pública em Maruim.


Por Ascom/Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

2 Comentários

Deixe aqui seu comentário!