Campanha contra HPV tem início em Maruim

(Foto: Ascom/Prefeitura de Maruim)_
A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que segundo o Ministério da Saúde é o maior causador de colo de útero, foi iniciada nesta segunda-feira, 10, em Maruim. A abertura oficial aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Sabino Ribeiro com as presenças do secretário municipal de Saúde e Saneamento, José Souza Santos, e do prefeito Jeferson Santana.
A enfermeira, Tamisléa Montalvão, e a agente de saúde, Ana Paula, abordaram em palestra a importância da vacina e o porquê do combate ao vírus. Panfletos explicativos também foram distribuídos aos estudantes da maior escola do município.
A campanha apresenta três etapas, sendo a primeira de 10 de março a 10 de abril; a segunda após seis meses e a última, cinco anos após a primeira dose da vacina. O objetivo da campanha é imunizar meninas de 11 a 13 anos neste primeiro momento. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2015, a vacina será oferecida para as meninas na faixa etária de 9 a 11 anos.
“A orientação nacional é que as escolas sejam os postos de vacinação, tendo em vista que o público  desta faixa etária não costuma frequentar os postos de saúde”, destacou o secretário de Saúde e Saneamento de Maruim, José Souza Santos. “Em Maruim, a meta é imunizar 556 meninas de acordo com  o levantamento realizado junto às escolas da rede municipal, estadual e privada”, acrescentou o secretário.
“Maruim está fazendo a sua parte para prevenir e cuidar da saúde de nosso povo. Além desta escola, outras equipes estão mobilizadas para atingir a meta municipal”, afirmou o prefeito Jeferson Santana.
Em Sergipe, a meta é imunizar 63,3 mil meninas, e em todo Brasil, 5,2 milhões de meninas são aguardadas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com Ministério da Saúde, os HPV (Human Papiloma Virus) são capazes de infectar a pele e as mucosas. Existem mais de 150 tipos do vírus, sendo 12, que se apresentam de alto risco e que podem provocar câncer. O vírus pode ficar instalado no organismo durante anos sem apresentar nenhum tipo de manifestação.


Por Ascom/Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários