Jovens de Maruim visitam fábrica têxtil

Nesta quarta-feira, 19, jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Maruim visitaram a única fábrica têxtil situada no município. A iniciativa faz parte do projeto “Conhecendo as fontes de renda local”.
Cerca de 60 crianças conheceram o processo de fabricação do tecido, da entrada ao processo final. Com o auxílio de um guia, as crianças puderam, pela primeira vez, ver grandes máquinas industriais em funcionamento. A visita aconteceu nos turnos, matutino e vespertino, a partir da divisão da turma em duas equipes para facilitar o monitoramento.
“Esta visita serviu para conhecer as fontes de renda do nosso município”, afirmou a coordenadora do SFCV, Cleide Fernandes. “Neste primeiro momento, conhecemos a indústria têxtil, mas, a cada bimestre vamos buscar parcerias para proporcionar uma maior integração dos jovens com a comunidade que eles estão inseridos”, destacou a coordenadora.
O projeto prevê a divulgação dos potenciais culturais e econômicos aos alunos. Para a assistente social, Edna Maria, que acompanhou os alunos na visita, essas atividades buscam atender os objetivos específicos estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a fim de promover o fortalecimento de vínculos e uma convivência digna no meio social desses jovens.
O SCFV de Maruim atende crianças de 6 a 17 anos, que participam de diversas oficinas: informática, violão, esporte, coral, dança e arte.

A fábrica

A fábrica têxtil em Maruim atua desde 1927 com a Dantas & Cia., Em 1969, teve início as atividades da Maisa, que denomina a rua que a fábrica está instalada. A então fábrica pertencente ao Grupo Constâncio Vieira deu lugar ao Grupo Colortêxtil, que tem três unidades fabris: Itabirito (MG), Belo Horizonte (MG) e Maruim (SE).
Em Maruim, funciona o parque de tecelagem que produz em média 7.000 kg/dia de tecido.
Além disso, a empresa mantém um projeto que doa tecido para entidades sem fins lucrativos.


Por Ascom/Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários